Consultoria

Consultoria


A Academia Bernardo da Costa oferece um leque de serviços, capazes de responder às necessidades e expectativas dos seus clientes.

A experiência relevante e comprovada dos nossos recursos humanos, permite-nos direcionar a nossa oferta para as necessidades do cliente, oferecendo serviços de qualidade, e com a máxima eficiência.

Processo

A nossa intervenção assenta num processo estruturado que nos permite identificar a dinâmica e o potencial da organização bem como as áreas de melhoria existentes. Esta abordagem metodológica resulta num diagnóstico organizacional, fazendo uma leitura da realidade da empesa, a qual será o ponto de partida para a conceção da solução.

Tendo por base uma abordagem sistémica, este método vai permitir identificar, conceber, planear, desenvolver e avaliar as atividades. É fundamental que em todas as fases de intervenção haja um acompanhamento no terreno de modo a garantir que os objetivos inicialmente traçados sejam eficientemente alcançados. Deste modo, interagimos de forma direta e continua com as pessoas implicadas nos projetos de intervenção.

O diagnóstico é a base para a implementação de metodologias e técnicas reconhecidas, que conduzem ao aumento do potencial, medido através do impacto crescente e positivo da performance, quer das organizações quer dos seus colaboradores.

Serviços

  • Qualidade – ISO 9001:2008

    A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Esta norma reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua, e é dirigida a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e sector de atividade.

  • Ambiente – ISO 14001:2004

    A ISO 14001 define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. Esta norma assegura a otimização na utilização dos recursos naturais, a proteção do meio ambiente e a redução da poluição, pela gestão do impacto das diferentes atividades. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Constitui uma ferramenta essencial para as organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

  • Segurança Alimentar – ISO 22000:2005

    Requisito para qualquer organização que opere na cadeia alimentar. O enfoque deste referencial é a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento. Uma organização certificada por esta norma demonstra ao mercado que tem um sistema de gestão da segurança alimentar com capacidade de fornecer produtos seguros para o consumidor.

  • Higiene Segurança e Saúde no Trabalho (OSHAS 18001)

    A OSHAS 18001 é uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho. Poderá ser integrado nos Sistemas de Gestão Ambiental e Qualidade e/ou funcionar independentemente. Os seus principais objetivos passam por minimizar o risco para colaboradores e outras partes interessadas, melhorar o desempenho da organização, consolidar uma imagem de responsabilidade social.

  • Marcação CE

    A “marcação CE” é representada pelo símbolo, cuja aposição tem de seguir determinadas regras, segundo um determinado grafismo. As iniciais “CE” são a abreviatura da designação francesa Conformité Européene que significa Conformidade Europeia.

    Marcação CE indica a conformidade de um produto com os requisitos estabelecidos em diretivas comunitárias “Nova Abordagem”. Os equipamentos abrangidos pelas diretivas a seguir indicadas, para poderem ser comercializados nos países da Comunidade Europeia deverão ter a marcação CE.

  • EQUASS

    O EQUASS – European Quality in Social Services constitui uma iniciativa da EPR – European Platform for Rehabilitation, que providencia serviços de carácter abrangente na área da certificação da qualidade, os quais se encontram em consonância com os requisitos europeus em matéria de qualidade no âmbito dos serviços sociais.

    O EQUASS tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do sector dos serviços sociais, promovendo o compromisso dos prestadores de serviços com a qualidade e a melhoria contínua, constituindo-se como um instrumento de garantia da qualidade reconhecido pelos clientes/utilizadores a nível europeu. Pretende contribuir para a criação de um mercado europeu e para a modernização dos serviços sociais de interesse geral, no qual os prestadores de serviços tenham a possibilidade de se diferenciarem, utilizando a qualidade dos seus serviços como uma vantagem competitiva.